Psicologia


     

O Mais

 

Desde o ano de 2004, em funcionamento no Mais Pré-vestibular, o serviço de psicologia é apoio e orientação aos alunos, para uma preparação de qualidade para o vestibular. Nossa equipe composta por psicólogas; acumula experiência na preparação de alunos para os principais vestibulares do país. Atua na psicologia escolar, na escuta e acompanhamento psicológico individualizado e no desenvolvimento de grupos operativos. Os trabalhos são desenvolvidos em palestras, grupos, individualmente e em projetos de intervenção, que acontecem durante todo o ano.

Atendimento individual

O plantão psicológico oferece um espaço para atendimentos individuais onde os alunos podem conversar sobre seus medos, duvidas e cotidiano.

Grupo de planejamento de estudos

O processo de preparação para o vestibular nem sempre  é uma tarefa simples, requer um bom planejamento. O  serviço de psicologia é um  apoio e orientação aos alunos na preparação para o Enem e demais provas.

Os trabalhos podem ser desenvolvidos em grupos de planejamento de estudos, que ensinam estratégias e ajudam os alunos a estudar com qualidade, seriedade e prazer; de acordo com o objetivo que almejam.

Orientação Profissional

A escolha de uma profissão nem sempre é tarefa fácil! Dúvidas, perguntas e medos sobre qual a melhor escolha para o futuro “enchem a cabeça” de quem precisa decidir para qual curso vai prestar vestibular. Os grupos de orientação profissional ajudam os alunos nesse momento “confuso” de ideias a construírem seus projetos de vida.

  • Atividades desenvolvidas no ano de 2016

Projeto "MAIS UM PAPO"

O Enem e outros vestibulares, tem “exigido” cada vez mais que o aluno apresente habilidades que vão “além do conteúdo”, que desenvolvam seu pensamento crítico. O Projeto Mais Um Papo é um espaço de reflexão acerca destas habilidades oferecido pela instituição aos alunos. A cada ano, com um tema mais atual e recorrente nesse universo do vestibular, o Mais um Papo se torna referencia para os alunos. O desenvolvimento se dá através de atividades, reflexões, Rodas de Conversa, ações de intervenção e momentos de relaxamento com a participação dos professores da instituição e profissionais convidados, especializados em áreas afins.

  • O serviço de psicologia, neste ano de 2016, se fez parceiro de iniciativas, eventos e projetos dos professores e coordenação, contribuindo com reflexões importantes para os alunos. Foram eles:

1º Mostrinha de Profissões

A equipe de Psicologia em parceria com o Professor de física, Jacques Braga, foram realizadas apresentações de diversos cursos de graduação ofertados em universidades públicas e privadas, da capital e do interior de Minas Gerais. Em uma tarde\noite, nomeada como 1º Mostrinha de Profissões foram convidados graduando, dos últimos períodos de formação e já profissionais no mercado de trabalho, para apresentarem e compartilharem sobre os seus cursos de graduação, as experiências no inicio da profissão, bem como particularidades das universidades onde estudam e o dia a dia da vivencia universitária.

A 1º mostrinha de Profissões foi recebida pelos alunos como importante na preparação e escolha profissional. O evento aconteceu encerrando o processo de grupos de  Orientação Profissional ofertado aos alunos no primeiro semestre de 2016.

Roda de Conversa “ Vamos falar sobre Intolerância”

A equipe de Psicologia em parceria com o professor de geografia, João Marcelo, a Roda de Conversa “Vamos falar sobre intolerância” foi uma iniciativa resultante de um momento importante que vivenciamos em nossa sociedade, na relação com o outro e com o mundo. Também tema atual e cobrado em provas de redação deste ano de 2016, falar sobre intolerância num espaço de reflexão foi um desafio acolhido por todos os alunos participantes. A metodologia da Roda de Conversa agregou conhecimento e pode atuar como uma intervenção na relação com a própria intolerância.

Relaxa Mais

A equipe de psicologia é parceira neste evento institucional, contribuindo com ações que  objetivam  proporcionar maior tranquilidade e relaxamento relevantes na  preparação de seus alunos.